
A União da Juventude Socialista (UJS) lançou hoje nota de repúdio contra a atitude da Escola Britânica de expulsar 3 alunos flagrados fumando maconha. A Escola Britânica, tradicional colégio bilíngue do Rio de Janeiro, tomou a aitude na semana passada.
Leia abaixo a nota de repúdio da UJS.
Moção de repúdio à Escola Britânica
Na última semana, três jovens adolescentes de 16 anos foram expulsos da tradicional Escola Britânica do Rio de Janeiro por terem sido flagrados fumando maconha em um passeio de fim de ano.
A União da Juventude Socialista do Rio de Janeiro (UJS-RJ) vem através desta nota manifestar seu repúdio à intolerante atitude da Escola Britânica. Manifestamos também nosso total apoio aos adolescentes e familiares envolvidos nessa situação constrangedora.
Infelizmente, a hipocrisia reina no sistema educacional brasileiro. As drogas, incluído ai o álcool e o tabaco, fazem mal à saúde e existem milhares de estudos científicos que comprovam tal afirmativa. No entanto, em vez de informar e orientar os jovens, a escola preferiu fechar os olhos para o problema e simplesmente expulsá-los, como se fossem criminosos. Um péssimo exemplo dado pela escola para a sociedade.
O que a escola identificou como problema, "o uso de drogas", certamente não será resolvido com a expulsão desses adolescentes. É possível que nenhum outro estudante ali, o faça em ambiente escolar, com medo da represália, mas esse era o problema da escola? O local? Vamos dar um basta à hipocrisia.
É certo que a questão das drogas não é um problema da escola, mas de toda a sociedade, no entanto, acreditamos que o seu papel é de ajudar a formar cidadãos críticos, que possam produzir conhecimento e identificar seus direitos e deveres, limites e capacidades, sem hipocrisia.
União da Juventude Socialista (UJS).
Sou dependente químico, não uso drogas ilícitas à dez anos. No entanto não há como avaliar a atitude da Escola sem saber o histórico das atitudes destes alunos. Por experiência própria sei que, normalmente, usuários de drogas geram problemas, além dos que vem a ser anunciados.
ResponderExcluir