
A nota afirma que “Dilma vai criar uma Secretaria da Juventude”. Talvez Ancelmo Gois não saiba que já existe uma Secretaria Nacional da Juventude vinculada à Secretaria-Geral da presidência da república.
Ao afirmar que “Dilma vai criar uma Secretaria da Juventude”, Ancelmo talvez queira dizer que a presidenta finalmente dará status de ministério para a Secretaria de Juventude, como já aconteceu com as secretarias de mulheres, igualdade racial e direitos humanos. Vale lembrar que o status de ministério para a Secretaria Nacional de Juventude é uma das diretrizes da I Conferência Nacional de Juventude.
Ancelmo afirma ainda que “A pasta será entregue, como compensação, ao PCdoB, que é, como se sabe, um pote até aqui de mágoas por ter perdido o comando da Autoridade Olímpica, responsável pelos Jogos de 2016”. De fato, ninguém esperava que o comando da Autoridade Olímpica fosse entregue ao banqueiro Henrique Meirelles. Com a eleição de Dilma, os movimentos sociais acreditavam que nunca mais teriam que ver Henrique Meirelles. Não foi o que aconteceu. Ruim para o Brasil.
No entanto, afirmar que a Secretaria de Juventude seria entregue para o PCdoB como compensação é coisa de quem não conhece a história do país. O PCdoB é o maior partido da juventude brasileira. Foi o PCdoB quem garantiu na Constituição de 1988, por exemplo, o direito de voto aos 16 anos. Quadros do PCdoB dirigem entidades de juventude por todo o Brasil, sendo o maior exemplo as presidências da UBES, da UNE e da ANPG. O PCdoB é ainda o partido que elegeu com enorme votação a jovem deputada federal Manuela d´Ávila (PCdoB-RS). Enfim, o PCdoB é a cara da juventude brasileira e por isso deve assumir a Secretaria Nacional de Juventude.
Por fim, é preciso dizer que a nomeação da nova Secretaria Nacional de Juventude vem em boa hora. Este ano será realizada a II Conferência Nacional de Juventude, provavelmente em setembro. A organização da Conferência já está atrasada. A ideia inicial era que as conferências municipais começassem a acontecer já em março, mas com certeza este cronograma não será cumprido.
Que o novo Secretário Nacional de Juventude, em parceria com o novo presidente do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE), Gabriel Medina, realizem uma grande II Conferência Nacional de Juventude.
Fonte: www.fatossociais.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário